Gmoney

Aumento da taxa Selic: o que acontece com o seu dinheiro?

Aumento da taxa Selic: o que acontece com o seu dinheiro?

No final de outubro, a reunião do Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central (Copom) determinou o aumento da taxa básica de juros no Brasil para 7,75% ao ano. O sexto aumento consecutivo registrado em 2021 é de 1,50% em relação à taxa anterior de 6,25%. Esse é um assunto de extrema importância, pois o nível da taxa básica de juros praticada no país tem forte impacto no bolso dos brasileiros.

A taxa Selic nada mais é do que a taxa básica de juros. Na prática, isso significa que ela é usada como métrica pelo mercado para definir as taxas de juros que serão cobradas em diversos setores da economia brasileira.

Dessa forma, se a taxa Selic sobe, então é muito provável que taxas de empréstimo pessoal, financiamentos de automóveis e imóveis, cartão de crédito e o cheque especial, além das taxas de retornos de investimentos, também devem subir. A variação também ocorre quando o cenário contrário acontece, ou seja, quando o Copom decide pela diminuição da taxa de juros básica da economia brasileira.

Em outras palavras, um aumento ou diminuição da Selic pode significar aumento ou perda de capital para quem está fazendo investimentos, por exemplo. Por outro lado, quem pretende financiar um automóvel ou imóvel terá de lidar com taxas de juros maiores, tendo em vista o crescimento da taxa ao longo de 2021.

O mesmo vale para praticamente todas as atividades da economia brasileira, pois como já foi citado, essa é a taxa de juros básica da economia brasileira e, na qual o mercado se baseia para definir as taxas que serão praticadas.

Inflação e Selic: outra importante relação para o bolso do brasileiro

A inflação é um dos principais inimigos do brasileiro, em virtude dos grandes problemas que esse fenômeno econômico já trouxe para a economia brasileira. A inflação oficial no Brasil é medida por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e tem relação direta com o poder de compra do consumidor. Ou seja, quanto maior for o índice medido da inflação oficial, maior a tendência de aumento dos preços dentro da economia, gerando cada vez mais um menor poder de compra por parte do consumidor.

Com isso, é evidente que o governo, bem como o Banco Central, sempre tentará evitar esse tipo de problema. Por isso, uma vez que o IPCA tenha subido, o Banco Central logo agirá de forma a conter a dinâmica econômica e diminuir a atividade para controlar o IPCA. Um dos principais mecanismos para isso é, justamente, o aumento da Selic.

O aumento da taxa Selic visa dar um freio na atividade econômica para que a inflação consiga ser controlada. Esse controle é feito de forma gradual, até que o valor do IPCA consiga atingir a meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Dessa forma, uma baixa taxa de juros básica da economia resultará no aquecimento da economia, pois taxas que envolvem cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamento, tendem a ficar mais baixas. Logo, compensa bastante solicitar esses tipos de serviços nos cenários onde a Selic está em baixa. No entanto, para quem faz investimentos o resultado é justamente o contrário: os retornos passam a ser menores, pois os juros estão em baixa no mercado.

Neste cenário em que a Selic está em alta, o impacto no bolso do consumidor é a necessidade de analisar melhor as condições de pagamentos e taxas envolvidas. Os juros para as operações financeiras passam a ser algo mais custoso, a atividade financeira cai, mas os preços tendem a diminuir para equilibrar inflação e Selic.

Melhores taxas e retornos mais justos

Bullla é uma comunidade financeira feita de gente pra gente! A plataforma atua conectando pessoas por meio do empréstimo online entre pessoas físicas. Serviço transparente, sem burocracias, tudo feito online, além das taxas de juros mais justas do mercado, são alguns dos diferenciais do Bullla.

Esse é o lugar certo para quem deseja investir e conseguir retornos justos e também para quem precisa de crédito com condições de pagamento que cabem no bolso.

Fonte: https://www.bullla.com.br/aumento-da-taxa-selic-o-que-acontece-com-o-seu-dinheiro/